Salão em casa: confira dicas para hidratar o cabelo no conforto do lar

Cremes, óleos, cronogramas, shampoos, saiba qual a melhor opção para manter o cabelo saudável

Tingido ou natural, seco ou oleoso, todo cabelo precisa de cuidados. Apesar dos salões oferecem uma hidratação power, que promete resultados incríveis, também é possível manter as madeixas saudáveis tratando-as em casa. Produtos acessíveis e uma rotina simples de poucos minutos dedicados ao bem estar dos fios, garantem o brilho e a saúde dos cabelos.

O cabelo, ao longo da vida, acaba sofrendo inúmeros danos, causados por diferentes fatores. São estes: poluição, sol, cloro, água salgada do mar, além dos aparelhos à base de calor e outros. Por isso, os fios acabam ficando sem vida, sem brilho, opacos e quebradiços.

Nesse cenário, a hidratação surge como o tratamento mais importante. Ela age diretamente na fibra capilar, repondo a água e os nutrientes, acabando assim com as deficiências do cabelo. Além disso, também ajuda a diminuir o frizz.

Agora está explicado porque a hidratação é tão essencial no meio feminino, né?! Sabendo disso, vamos à algumas dicas de como colocar a hidratação caseira em prática!

Por onde começar?

Cada cabelo exige um tipo de produto e uma hidratação especifica. Mesmo os cabelos mais oleosos precisam, ao menos uma vez a cada quinze dias, de alguns minutos de atenção.

Os fios coloridos ou que passam por química frequente, como selagem e progressiva, necessitam da hidratação numa frequência maior, além da combinação de produtos mais potentes, para garantir a vitalidade do cabelo.

No preparo da hidratação, pode-se misturar uma máscara própria para cabelo, com óleos, vitaminas e, até mesmo, frutas. Esses produtos possuem diversos nutrientes que irão agir diretamente na fibra capilar e restaurar o fio.

O primeiro passo para uma boa hidratação é entender que cada fio e tipo de cabelo tem necessidades próprias. Depois disso, deve-se procurar os cosméticos mais indicados. Vamos abordar os principais tipos de madeixa.

Cabelos oleosos

Quem tem cabelo oleoso sabe o quanto é difícil mantê-lo bonito durante a semana. Muitas vezes, até no mesmo dia em que se realiza a higienização, os fios ficam grudentos, menos maleáveis e com aspecto de sujo.

Assim, muitas pessoas com essa característica capilar, acabam lavando o cabelo diariamente e evitam o uso cremes para pentear, condicionadores e hidratações. E é ai que mora o erro. Lavar todos os dias os fios contribui para que eles sejam cada vez mais oleosos.

Para esse tipo de cabelo, recomenda-se uma hidratação mais leve, apenas com máscara capilar. Antes de aplicar o creme, use um shampoo esfoliante para limpeza profunda do couro cabeludo. Durante a semana, use shampoos detox ou próprios para cabelos oleosos.

Após a higienização, aplique a máscara apenas no comprimento dos fios, sem tocar na raiz. O creme deve ser leve e aposte em um produto com ativos que deixem os cabelos macios, soltos, hidratados e com brilho. O ritual deve ser repetido a cada 15 dias.

Cabelos secos

Ao contrário do comentado acima, as raízes dos cabelos secos produzem pouca oleosidade, o que acaba deixando-os mais frágeis.  Esses fios precisam de hidratação profunda para resgatar a maciez e o brilho. Por serem mais ásperos, eles quebram com facilidade e, por isso, necessitam de uma rotina de cuidado rigorosa.

Primeiro comece lavando com um shampoo de hidratação que contenha óleos na fórmula. Produtos com essa característica são fáceis de encontrar e há marcas bastante acessíveis.

A máscara deve seguir o mesmo princípio. Bálsamos e ingredientes naturais são boas pedidas e podem ser acrescentados ao creme. Mel, óleo de rícino, óleo de coco, óleo de amêndoas, glicerina vegetal, abacate, são algumas opções. Repita o tratamento uma vez na semana.

Química

Coloração, progressivas, selagens, etc, danificam profundamente as madeixas. Esses cabelos são os que mais necessitam de atenção. Eles devem ser tratados pelo menos duas vezes na semana. Dependendo do quão danificado esteja, é preciso de um cronograma de intervenções para restaurar os fios, fazendo hidratação dia sim, dia não.

Produtos com proteção solar devem ser priorizados. Além disso, se faz necessário a escolha de cosméticos específicos para cabelos com química.

Cuidados como, não lavar o cabelo com água quente e fazer reconstrução capilar devem ser adotados. Em fios severamente danificados ou com corte químico, um profissional deve ser consultado para melhor tratamento das madeixas.